//Rádio//tabuleiro

Primeiro semestre em 18 discos

Seleção contempla Passo Torto, Edi Rock, Andreia Dias, Wilson das Neves, Guilherme Arantes e Antonio Adolfo

Seleção traz 18 álbuns nacionais lançados no primeiro semestre de 2013. Fotos: divulgação

O primeiro semestre de 2013 está chegando ao fim e nesse período foram lançados dezenas de discos na música brasilleira. O Álbum Itaú Cultural selecionou 18 títulos de diferentes estéticas e ritmos apresentados nestes primeiros meses do ano. De cada um deles, escolheu uma música.

Sem querer dar uma lista definitiva, a compilação inicia uma discussão sobre o que está sendo produzido atualmente. Para você falta algum álbum? Deixe seu comentário.

1. Passo Elétrico, do Passo Torto [DG]*
Passo Torto é o grupo formado por Rodrigo Campos, Romulo Fróes, Marcelo Cabral e Kiko Dinucci. Passo Elétrico é o segundo álbum do quarteto paulistano, que foca sua sonoridade, desta vez, nos instrumentos eletrificados. Sem percussão, a construção rítmica é pautada pelos instrumentos de cordas; as letras giram em torno de reflexões, na contraposição do íntimo com o coletivo, com a cidade.

2. Eslavosamba, de Cacá Machado [DG]*
Eslavosamba é o álbum de estreia de Cacá Machado, compositor, violonista e historiador paulistano. Transita entre o samba e as origens eslavas de uma série de amigos, com quem dividiu suas composições: Arthur Nestrovski, Guilherme Wisnik, Vadim Nikitin, André Stolarski e Eduardo Climachauska. Conta com a participação de Elza Soares, Márcia Castro, Kiko Dinucci, Rodrigo Campos, Romulo Fróes, Meno Del Picchia e Guilherme Kastrup, entre outros.

3. Coitadinha Bem Feito, vários artistas [DG]*
Coitadinha Bem Feito reúne 17 releituras da obra de Angela Ro Ro interpretadas somente por vozes masculinas da nova geração da música brasileira. Lançado pelo selo Joia Moderna, do DJ Zé Pedro, o álbum tem direção artística do jornalista Marcus Preto. Com Gui Amabis, Lirinha, Hélio Flanders, Otto, Lucas Santtana, Adriano Cintra e outros.

4. Céu e Mar, por Leila Pinheiro e Nelson Faria [IS]**
Uma guitarra e uma voz, são esses os elementos de Céu e Mar, disco que chegou às prateleiras brasileiras depois de ter sido lançado em 2012 na Europa pelo selo Far Out Records. Leila Pinheiro e Nelson Faria interpretam canções de criadores como Djavan, Chico Buarque, Edu Lobo e Guinga.

5. Antes que Tu Conte Outra, de Apanhador Só [DG]*
O segundo álbum do Apanhador Só foi financiado pelos fãs e trouxe uma banda bem diferente daquela do primeiro registro, de 2010 (Apanhador Só, independente). Neste trabalho, a banda gaúcha apresenta um som mais pesado e experimental.

6. Samba Dobrado, de Rosa Passos [IS]**
Depois de homenagear a cantora Elizeth Cardoso em É Luxo Só (Biscoito Fino, 2011), Rosa Passos lança pela Universal Music o álbum Samba Dobrado, em que revisita as canções de Djavan do período entre 1975 e 1992, como os clássicos “Pétala”, “Cigano” e “Linha do Equador”.

7. Finas Misturas, de Antônio Adolfo [IS]**
Antônio Adolfo é pianista e arranjador de longa história na música brasileira. Morando nos Estados Unidos desde 2007, lança o álbum Finas Misturas, em que mescla standards do jazz e ritmos brasileiros menos conhecidos no exterior, como o baião, a toada, o calango e a quadrilha.

8. Tudo, de Joyce Moreno [IS]**
Lançado no Japão em 2012, Tudo aterrissa no Brasil em 2013 por intermédio da gravadora Biscoito Fino. Doze canções inéditas da compositora de “Clareana”.

9. Ladeira da Memória, vários artistas [LS]***
Em 2012, Carlos Careqa começou a maquinar um álbum que traria “obras-primas” da música brasileira segundo seu ponto de vista. Depois mudou de ideia e resolveu abraçar a música paulista dos anos 1980 e 1990. Assim, a vanguarda paulista dos anos 1980 e seus ecos nos 1990 são interpretadas por nomes como Chico Buarque, Marcelo Pretto, Mário Manga, Mariana Aydar, Tatiana Parra, Celine Imbert, Vânia Abreu, Nei Lisboa e o próprio Careqa.

10. Tribunal do Feicebuqui, de Tom Zé [DG]*
Tom Zé afirmou que não sabia a tamanha repercussão (negativa) que teria a sua participação como narrador de um comercial da Coca-Cola. Depois de ser muito criticado por seus fãs nas redes sociais, o compositor, em parceria com uma nova safra de músicos paulistanos, lançou a sua resposta às críticas em cinco canções. Participam do EP os grupos Filarmônica de Pasárgada, Emicida, O Terno, Trupe Chá de Boldo e Tatá Aeroplano.

11. Condição Humana, de Guilherme Arantes [IS]**
Guilherme Arantes andava sumido dos holofotes até tornar público seu disco Condição Humana, em que retoma a sonoridade que o consagrou entre os anos 1970 e 1980. Na empreitada, novos companheiros como Kassin, Marcelo Jeneci, Tulipa Ruiz, Thiago Pethit e Mariana Aydar.

12. Se Me Chamar, ô Sorte, de Wilson das Neves [IS]**
Wilson das Neves é figura fácil da música carioca – como baterista, acompanha Chico Buarque há mais de 25 anos. Mas, vira e mexe, pode ser visto nas telas de cinema ou da TV; e também é cantor. Neste novo trabalho, solta a voz em composições de Nelson Sargento, Délcio Carvalho, Luiz Carlos da Vila, Paulo César Pinheiro e Chico Buarque.

 

13. Tupi Novo Mundo, de Iconili [DG]*
Segundo single do grupo Iconili, de Belo Horizonte, tem sua sonoridade pautada no afrobeat. Com 11 integrantes, o grupo despontou em 2013 como uma das apostas do gênero no Brasil, depois de grupos como Abayomy Afrobeat Orchestra e Bixiga 70.

14. Contra Nós Ninguém Será, de Edi Rock [IS]**
Entre um e outro disco dos Racionais, seus integrantes sempre lançam novidades em trabalhos individuais. Desta vez, quem chega é Edi Rock, em um álbum com 23 músicas e mais de 40 participações, como a de Rael, Flora Matos, Dexter, Falcão, Marina de La Riva e Mano Brown e Seu Jorge.

15. Pelos Trópicos, de Andreia Dias [DG]*
O ano mal tinha começado e Andreia Dias já disponibilizava na rede o resultado de sua excursão por dez capitais brasileiras. Integrante das bandas DonaZica e Banda Glória, a cantora e compositora foi atrás de inúmeros parceiros pelo país para registrar este novo trabalho. Entre eles, Cabruêra, de João Pessoa; Felipe Cordeiro, de Belém; Thalma de Freitas, do Rio de Janeiro; e Baiana System, de Salvador.

16. Irene Preta, Irene Boa, de Irene Bertachini [DG]*
No disco de estreia de Irene Bertachini, a cantora foi em Manuel Bandeira buscar suas referências. O poema que leva seu nome, “Irene no Céu”, está presente no título do álbum e em toda a obra. Com oito canções de sua autoria, contou com a participação de seus contemporâneos como Gustavo Amaral, Rafael Martini, Leandro César, Luiza Brina, César Lacerda, Bernardo Maranhão, Makely Ka e Rafael Pimenta, além dos veteranos Sérgio Santos e Paulo César Pinheiro.

 17. E volto pra curtir, tributo a Jards Macalé [DG]*
Jards Macalé completou 70 anos de vida em 2013. Maldito, vanguardista e referência na música popular, é homenageado pelo selo do site Banda Desenhada com um tributo, recriando o seu clássico álbum de 1972, Jards Macalé, interpretado por 11 artistas da nova geração. Entre os convidados estão Letuce, Rafael Castro, Garotas Suecas, Márcia Castro e Metá Metá.

18. Gang do Eletro [DG]*
A Gang do Eletro é um dos grupos de maior destaque do tecnobrega paraense. Em 2013, depois de ter excursionado o Brasil ao lado de nomes como Gaby Amarantos e Felipe Cordeiro, o grupo, formado em 2009, lançou seu disco de estreia, onde faz uma compilação de seus dançantes ritmos eletrônicos.

*[DG] = Download Gratuito
** [IS] = Itunes Store
*** [LS] = Loja Sesc

  1. Faltou o do Rivais

    http://www.mediafire.com/download/sdvynlj6odf3ib2/Rivais+-+Pra+quem+quiser+saber.zip

    http://www.youtube.com/watch?v=b212SbAXL2M

    http://www.youtube.com/watch?v=mR3HnNi80Fk

    | Filliphe
  2. Não sei se foi lançado este semestre ou no semestre passado, mas o CD CASA de Consuelo de Paula é a perfeição. Luzia Cardoso.

    | Luzia Cardoso Tolentino
  3. como uma lista desta pode deixar de fora o album da Karol Conka!! em que mundo vcs estão vivendo?!!?!

    | Jose Luiz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.
Enviar comentário
  1. //tabuleiro

    Breno Ruiz no Auditório ibirapuera

    O pianista, compositor e cantor apresentou o lançamento de seu novo trabalho, Cantilenas Brasileiras

  2. //tabuleiro

    O som que fez o som da Héloa

    A artista indica músicas que foram importantes na criação de seu disco Eu

  3. //tabuleiro

    A música de Tom Jobim

    Playlist passa por temas compostos e interpretados por Tom Jobim, o Antônio Brasileiro

  4. //tabuleiro

    Marlui Miranda no Auditório Ibirapuera

    Apresentação aproxima a música popular das canções instrumentais e faz uma homenagem à força das composições indígenas.

  5. //tabuleiro

    Ritchie & Backtie no Auditório Ibirapuera

    Confira o áudio completo da apresentação do cantor e compositor inglês ao lado dos músicos Fabio Tagliaferri, Mario Manga e Swami Jr.

  6. //tabuleiro

    Música urbana

    Playlist reúne sons sobre a cidade tocados e cantados por diferentes artistas

  7. //tabuleiro

    Música latina

    Onze músicas latinas para requebrar

  8. //tabuleiro

    Nova Orleans, jazz, blues, zydeco

    Playlist apresenta atmosfera sonora do Bourbon Street Music Club

  9. //tabuleiro

    Los Porongas no Auditório Ibirapuera

    Grupo acriano apresentou canções de seu último álbum, Infinito Agora

  10. //tabuleiro

    O som que fez o som do Metá Metá

    Os músicos do Metá Metá - Kiko Dinucci, Juçara Marçal e Thiago França - indicam, cada um, cinco músicas que lhes ensinaram liberdades novas

    1. //tabuleiro

      Breno Ruiz no Auditório ibirapuera

      O pianista, compositor e cantor apresentou o lançamento de seu novo trabalho, Cantilenas Brasileiras

    2. //tabuleiro

      O som que fez o som da Héloa

      A artista indica músicas que foram importantes na criação de seu disco Eu

    3. //tabuleiro

      A música de Tom Jobim

      Playlist passa por temas compostos e interpretados por Tom Jobim, o Antônio Brasileiro

    4. //tabuleiro

      Marlui Miranda no Auditório Ibirapuera

      Apresentação aproxima a música popular das canções instrumentais e faz uma homenagem à força das composições indígenas.

    5. //tabuleiro

      Ritchie & Backtie no Auditório Ibirapuera

      Confira o áudio completo da apresentação do cantor e compositor inglês ao lado dos músicos Fabio Tagliaferri, Mario Manga e Swami Jr.

    6. //tabuleiro

      Música urbana

      Playlist reúne sons sobre a cidade tocados e cantados por diferentes artistas

    7. //tabuleiro

      Música latina

      Onze músicas latinas para requebrar

    8. //

      A música do Bourbon Street Music Club

      Playlist traz clássicos de artistas que já passaram pelo Bourbon Street Music Club

    9. //tabuleiro

      Nova Orleans, jazz, blues, zydeco

      Playlist apresenta atmosfera sonora do Bourbon Street Music Club

    10. //tabuleiro

      Los Porongas no Auditório Ibirapuera

      Grupo acriano apresentou canções de seu último álbum, Infinito Agora

      1. //estéreo saci

        Carmen Miranda

        Três episódios refazem o percurso da cantora brasileira de maior renome internacional. Por Arícia Mess

      2. //tabuleiro

        João Bosco – 40 Anos Depois

        Gravação inédita do show no Auditório Ibirapuera em que o músico mineiro canta clássicos de sua carreira

      3. //tabuleiro

        Música urbana

        Playlist reúne sons sobre a cidade tocados e cantados por diferentes artistas

      4. //tabuleiro

        Wando: samba, violão e muito mais

        O lado intérprete, violonístico e do balanço daquele que, nos anos 1980, se tornou um ícone da música 'romântica sem-vergonha'

      5. //estéreo saci

        Tom Capone

        As bandas, os discos e os prêmios do principal produtor brasileiro de música pop. Narração de Parteum

      6. //tabuleiro

        Vadico: 10 vezes com Noel

        Playlist compila as 10 músicas que o maestro compôs com Noel Rosa, como Feitio de Oração

      7. //Mergulho no Escuro

        Kleiton & Kledir, Almirante, Nina Becker e Milton

        Quinto programa de Zuza Homem de Mello traz clássicos, novidades e raridades da música brasileira

      8. //Mergulho no Escuro

        Ouça o Mergulho no Escuro

        Programa de Zuza Homem de Mello vai de João Gilberto a Rubinho do Vale

      9. //estéreo saci

        Especial Raul Seixas

        Em três episódios, o premê Mário Manga conta a história do baiano que injetou rock no baião, xaxado e mpb

      10. //tabuleiro

        Rap carioca: o outro lado da ponte

        Seleção musical reúne MV Bill (f.), Planet Hemp, Nega Gizza, De Leve, Quinto Andar, B. Negão e outros

        1. Sambando no trem

          O trem é um dos protagonistas das músicas de Moreira da Silva, Chico Buarque, Kiko Dinucci e Joyce

        2. Elza Soares em A Mulher do Fim do Mundo

          Elza Soares apresenta o álbum A Mulher do Fim do Mundo no Auditório Ibirapuera

        3. Wilson das Neves e Curumin

          Em 11 faixas, o canto dos bateristas-compositores

        4. Os malditos também sambam

          Abre-alas que Macalé, Itamar, Walter Franco, Mautner, Sérgio Sampaio e Tom Zé querem passar

        5. Edvaldo Santana: “Criamos a primeira casa de cultura da periferia de SP”

          Parceiro de Paulo Leminski e Arnaldo Antunes fala do grupo Matéria Prima, que integra nos anos 1970, e de seus discos individuais

        6. Maysa, Pato Fu e Conversa Ribeira

          Sexto programa de Zuza Homem de Mello traz vanguarda paulista e Milton Nascimento revistos por novos nomes da MPB

        7. Sons do Corpo

          Músicas compostas exclusivamente para espetáculos da companhia mineira de dança. Por Tom Zé, Wisnik, Caetano e João Bosco

        8. O som que fez o som do Metá Metá

          Os músicos do Metá Metá - Kiko Dinucci, Juçara Marçal e Thiago França - indicam, cada um, cinco músicas que lhes ensinaram liberdades novas

        9. Almir Chediak – Songbooks (1996–2003)

          Seleção com músicas dos songbooks de Chediak demonstram pluralidade na escolha dos intérpretes