//seções//notas

Selecionados da área musical Rumos 2015-2016

28 dos 117 projetos contemplados são da área musical

Programa Rumos Itaú Cultural contempla 117 projetos, dos quais 28 são da área musical. Imagem: divulgação

Foram divulgados na manhã desta segunda-feira, 9 de maio, em entrevista coletiva realizada na sede do Itaú Cultural, em São Paulo, os 117 selecionados no Rumos 2015-2016.

comissão formada por 22 pessoas analisou projetos que antes já haviam sido pré-selecionados por um grupo de 30 avaliadores. Clique aqui para conhecer esse grupo. No total, foram seis meses de trabalho de seleção.

Seguindo o formato da edição 2013-2014, o Rumos manteve a possibilidade de os proponentes misturarem áreas de expressão artística nos seus projetos e continuou a apostar em liberdades antes impossíveis em editais tradicionais. Saiba mais aqui.

No Álbum Itaú Cultural, você confere uma seleção dos projetos relacionados à área de música. Para conferir a lista com os 117 projetos de todas as áreas de expressão, clique aqui.

1. Antinomies I ou a Partitura Perdida de Rogério Duprat (Itamar Vidal Junior) | Brasil/São Paulo/Vinhedo | região impactada: São Paulo

Primeira gravação e audição em concerto da obra Antinomies I, de Rogério Duprat. Escrita em 1962 e ainda inédita, foi criada na fase mais experimental do compositor em uma partitura gráfica formada por 32 circunferências, para ser tocada por uma orquestra de câmara (15 músicos). O resgate e o registro da partitura, que ficou um tempo desaparecida, documentam a história da composição erudita como uma das primeiras experiências de escrita grafista no Brasil. Está proposto o desenvolvimento, com ferramentas de informática, de uma programação visual sincrônica do áudio em representações gráficas. O concerto terá a performance dos músicos em tempo real interagindo com os áudios pré-gravados.

2. Biblioteca de Sons do Sertão (Trotoar) | Brasil/Distrito Federal/Brasília | regiões impactadas: Bahia/Distrito Federal/Pernambuco

Criação de um acervo para uma biblioteca de sons gravados pelo interior do país em três territórios do Nordeste onde há a presença de pequenos agricultores articulados em movimentos campesinos, mais especificamente o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), a partir de uma residência e oficinas junto a comunidades camponesas do sertão.

3. Cantos das Folias do Divino de Monte do Carmo (Associação dos Foliões) | Brasil/Tocantins/Monte do Carmo | região impactada: Tocantins

Registro de memória, por meio de gravação de CD e publicação de um caderno de partituras dos cantos sagrados das folias do Divino Espírito Santo e de músicas de suça e roda, cantadas nos pousos das folias em Monte do Carmo. Além das partituras, o caderno terá um texto com a apresentação do projeto, as letras dos cantos e a contextualização da simbologia desses cantos durante as folias.

4. Cantos Sagrados – Reinado de Congos de Mogi das Cruzes (Casa do Congado) | Brasil/São Paulo/Mogi das Cruzes | região impactada: São Paulo

História e registro fonográfico do Reinado de Congos de Mogi das Cruzes, formado por nove agremiações originais e em atividade: Congada de Santa Ifigênia, Congada Marujada de Nossa Senhora do Rosário, Congada Batalhão de Nossa Senhora Aparecida, Congada de São Benedito de César de Souza, Congada de São Benedito do Santo Ângelo, Congada do Divino Espírito Santo, Moçambique Capela Santa Cruz, São Gonçalo de Vila Natal e Moçambique de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. O projeto propõe a produção de nove discos com registros de cantos e orações dos grupos acima citados e a produção de documentário.

5. CD Mestre Galo Preto – Histórias que Andei (Hugo Messia do Nascimento) | Brasil/São Paulo/São Paulo | região impactada: Pernambuco

Gravação do primeiro CD do Mestre Galo Preto e registro em vídeo do processo de criação do músico, que é considerado patrimônio vivo de Pernambuco. Nascido no Quilombo Rainha Isabel, em 1935, herdou da família a tradição da cantoria de sambada do sertão e da embolada.

6. Cegueira e Rabeca: Instrumentos de uma Poética (Jorge Linemburg Junior) | Brasil/Santa Catarina/Florianópolis | regiões impactadas: Ceará/Rio de Janeiro/Santa Catarina/São Paulo

Pesquisa sobre o universo dos cegos cantadores rabequeiros nordestinos. O desenvolvimento inclui o levantamento de fontes bibliográficas e de documentos pessoais e audiovisuais e entrevistas para a produção de livro. A proposta inclui viagem ao Ceará – estado com maior registro de cegos cantadores rabequeiros – para consulta a arquivos documentais e a pessoas ligadas aos cantadores. Outras duas viagens serão realizadas para consulta a documentos: para São Paulo (Arquivo Mário de Andrade e Instituto de Estudos Brasileiros – IEB/USP) e para o Rio de Janeiro (Laboratório de Etnomusicologia da Escola de Música da UFRJ).

6. Crioula Congado (Imagina Coletivo) | Brasil/São Paulo/São Paulo | regiões impactadas: Maranhão/Minas Gerais

O projeto aproxima duas culturas tradicionais afro-brasileiras, o tambor de crioula e as congadas, por meio do encontro de mestres dessas tradições. Também documenta e comunica essa experiência. Os protagonistas são parte da comunidade quilombola Santa Rosa dos Pretos em Itapecuru-Mirim (MA) e das comunidades tradicionais em Raposos (MG). Um filme consolidará a experiência de pesquisa e o encontro entre esses saberes.

7. Do Buraco ao Mundo: Percepções sobre o Patrimônio Cultural da Tiririca dos Crioulos (Nivaldo Aureliano Leo Neto) | Brasil/Paraíba/João Pessoa | regiões impactadas: Paraíba/Pernambuco

Desenvolvimento de ações conjuntas com o quilombo-indígena da Tiririca dos Crioulos (sertão de Pernambuco) relativas a seus bens patrimoniais: concepção de uma exposição, em João Pessoa (PB) e Recife (PE) e lançamento de um livro e de um CD duplo.

8. Em Busca da Memória de uma Banda Centenária: Resgate da História Oral da Corporação Musical 13 de Maio (Marcos Botelho Lage) | Brasil/Goiás/Goiânia | região impactada: Goiás

Registro audiovisual da história dos integrantes da Corporação Musical 13 de Maio, que conta com 125 anos de existência. É uma das bandas mais antigas em atividade de Goiás, sendo uma das grandes representantes da tradição centenária de bandas do estado. O projeto resgata sua história por meio da tradição oral e de memórias da comunidade.

9. Essa Viola Dá Samba! (Milton José Primo da Cruz) | Brasil/Bahia/São Francisco do Conde | região impactada: Bahia

Curso de formação em luteria de viola machete para jovens da região do Recôncavo da Bahia com o objetivo de contribuir para a salvaguarda do samba chula na região, capacitando alunos para execução do instrumento.

10. Guriatã (Boi de Maracanã) | Brasil/Maranhão/São Luís | região impactada: Maranhão

Finalização do documentário de longa-metragem sobre o Bumba Boi de Maracanã, comunidade centenária da Ilha de São Luís (MA) e seu líder Mestre Humberto de Maracanã, o Guriatã. O Bumba Boi de Maracanã é uma comunidade centenária localizada na periferia de São Luís. Com mais de 1000 integrantes, entre rajados, índias, caboclos reais, músicos e organizadores, é um dos dois maiores e mais conhecidos conjuntos tradicionais do estado. A direção é de Renata Amaral e a produção de André Magalhães.

11. Itinerâncias de uma Jovem Caixeira pelas Cantigas, Lugares e Mulheres Cantadeiras Escondidas no Maranhão (Bartira Helena Reis de Menezes) | Brasil/São Paulo/São Paulo | regiões impactadas: Maranhão/São Paulo

Pesquisa e documentário que visitará três ou quatro regiões referenciais na produção de cantigas das mulheres caixeiras da Festa do Divino, no interior do Maranhão. Correr os vilarejos, conversar, cozinhar, cantar e tocar com as cantadeiras são metodologias dessa pesquisa, pois é esse o processo da cultura oral. Será contada assim uma história de mulheres empoderadas por uma tradição secular. Bartira Menezes, a proponente, é dançarina e coreógrafa, nascida em São Luís, Maranhão. Sua formação teve início na Casa Fanti-Ashanti.

12. Kingston Kombi (Maurício Priess da Costa) | Brasil/Paraná/Curitiba | região impactada: Paraná

Kingston Kombi vai aparelhar uma Kombi com equipamentos para mixagem e reprodução de som, DJing, microfones e instrumentos de percussão, a fim de criar uma sound system itinerante, que percorrerá os bairros da região metropolitana de Curitiba com membros do hip-hop dançando, tocando e conversando com a comunidade local.

13. Marambiré – Corporalidade, Música e Fé (Andre dos Santos) | Brasil/Pará/Belém | regiões impactadas: Amazonas/Pará

Documentário que mostra como a dinâmica do Marambiré (dança de origem africana propagada pelos escravizados) ocorre na comunidade do Pacoval, com a participação de 120 famílias. Os depoimentos dos mestres populares do Marambiré e da comunidade retratam como a manifestação resiste há mais de um século, perpetuando raízes e memórias africanas na região amazônica e como essa dança se tornou símbolo da identidade da população quilombola do Baixo Amazonas. O diretor é quilombola, nascido na comunidade Boa Vista, na Amazônia, a primeira comunidade de remanescentes de quilombos a receber o título coletivo e definitivo de suas terras em 1995.

14. Meninas do Brasil (Solares Produções Culturais) | Brasil/Rio de Janeiro/Rio de Janeiro | regiões impactadas: Minas Gerais/Rio de Janeiro/São Paulo

Websérie com foco na produção musical feita por compositoras brasileiras da nova geração. Meninas do Brasil terá duração de um ano, recebendo duas compositoras convidadas por mês. Com cada compositora será filmada uma entrevista e uma música de sua autoria. As faixas serão disponibilizadas para download gratuito. Além dos vídeos produzidos oficialmente para o canal da websérie, serão publicados vídeos com participação dos internautas.

15. No Gravador de Inezita (Sé Editorial) | Brasil/São Paulo/São Paulo | região impactada: São Paulo

O projeto consiste na organização, na recuperação, na digitalização e na catalogação de 43 fitas de rolo com gravações caseiras realizadas nas décadas de 1950 e 1960, com raras e inéditas experiências sonoras de Inezita Barroso (1925-2015): fragmentos de encontros com Paulo Autran, Yma Sumac, Nelson Ferraz, Eduardo Moreira e outros, além de trechos de gravações que revelam o trabalho, as influências e gostos de Inezita e refletem a era de ouro da radiofusão nacional.

16. O Coco-Rojão e as Violas Eletrodinâmicas: Pesquisa e Criação (Garganta Records) | Brasil/São Paulo/São Paulo | região impactada: São Paulo

Caçapa – compositor, arranjador, produtor e violeiro pernambucano radicado em São Paulo – propõe a realização de projeto que abrange o estudo de linguagens musicais tradicionais, a construção de instrumentos (duas violas eletrodinâmicas) e a composição contemporânea após a realização de uma pesquisa da linguagem musical de três gêneros tradicionais do Nordeste – a música instrumental para viola, a cantoria e o coco, na forma em que se encontravam na primeira metade do século XX. O estudo será desenvolvido a partir de pesquisa aos acervos gerados por três expedições pioneiras na coleta da música popular da região: a viagem etnográfica do escritor Mário de Andrade, entre 1928 e 1929; a Missão de Pesquisas Folclóricas de 1938; e a viagem do musicólogo e folclorista Luiz Heitor Corrêa de Azevedo ao Ceará, em 1943. Como resultado, serão elaborados três ensaios literários acompanhados de partituras e fotografias – um para cada gênero abordado.

17. O Rabequeiro Maneta e a Fúria da Natureza (Manuel de Oliveira Leite de Almeida, Manu Maltez) | Brasil/São Paulo/São Paulo | região impactada: São Paulo

Projeto multiartístico que conjuga diferentes linguagens: animação, música e HQ. Será criado um curta-metragem erótico/musical de animação com a história e será produzido um livro/disco em vinil. As composições fazem parte da jornada do rabequeiro e o livro será uma graphic novel no mesmo formato do vinil e terá contos das experiências do proárea de atuaçãoonista.

18. O Samba É Meu Dom – Vida e Obra de Wilson das Neves (Abuzza Filmes) | Brasil/Minas Gerais/Belo Horizonte | regiões impactadas: Minas Gerais/Rio de Janeiro

O longa-metragem O Samba É Meu Dom irá retratar a vida e a obra de Wilson das Neves, um dos maiores bateristas brasileiros de todos os tempos que tocou com músicos como Sarah Vaughan, Michel Legrand, Clara Nunes, Chico Buarque, Elizete Cardoso, Beth Carvalho, Roberto Carlos, Elis Regina, João Donato e Elza Soares.

19. Ogum Iê! (Grupo Bongar) | Brasil/Pernambuco/Olinda | regiões impactadas: Pernambuco/São Paulo

Gravação do CD Ogum Iê!, com canções dos jovens músicos da comunidade Quilombola de Olinda (PE) e com uma faixa contendo um canto tradicional ao orixá Ogum, no dialeto iorubá –que será gravado durante festividade a essa divindade no Terreiro Xambá. O projeto terá a direção musical do maestro baiano Letieres Leite e será lançado no Recife e em São Paulo.

20. Orquestra de Violinos Chiquitano – Temporada 2016 (Soilo Urupe Chue) | Brasil/Mato Grosso/Cuiabá | região impactada: Mato Grosso

Realização de concertos didáticos com a Orquestra de Violinos Chiquitano em Cuiabá, na Chapada dos Guimarães, em Primavera do Leste e em Porto Esperidião, todas em Mato Grosso, com presença de outros maestros e músicos que possam contribuir para a formação do grupo.

21. Orquestra Reggae de Cachoeira – Formação de Músicos (Flavio dos Santos e Santos) | Brasil/Bahia/Cachoeira | região impactada: Bahia

Cursos de teoria e percepção musical e técnica de instrumento (corda, sopro e percussão), com duração de oito meses, para adolescentes. O objetivo é formar uma nova geração de integrantes da Orquestra Reggae de Cachoeira.

22. Paisagem Sonora – Instalação Performática de O Grivo + Roberto Freitas (Arco) | Brasil/Santa Catarina/Florianópolis | região impactada: Minas Gerais

Criação e realização de uma composição musical que articulará o ambiente externo à sala de concertos, uma série de engrenagens, objetos musicais e músicos como dispositivos em cadeia. A proposta é que o ambiente externo seja mapeado com câmeras de vídeo e sensores e que toda uma pequena orquestra formada por engrenagens e objetos musicais reaja a suas alterações e movimentos (sonoros/térmicos/mecânicos/etc.) – incluindo aqui os músicos do grupo O Grivo durante a performance. É uma busca pela vida sonora do ambiente externo.

23. Pedro Osmar, Liberdade que se Conquista (Complô) | Brasil/São Paulo/São Paulo | regiões impactadas: Paraíba/São Paulo

O projeto envolve três frentes sobre Pedro Osmar, ícone da cultura independente brasileira e paraibana, músico, poeta, artista plástico, cantor e produtor cultural. A primeira é audiovisual: com a finalização de um documentário de longa-metragem. A segunda é formação: com vivências criativas em arte (cinco oficinas). A terceira, por sua vez, é documentação: com a criação e a produção de um site com um acervo do artista, a discografia completa, desenhos, gravuras, pinturas, esculturas e poesias.

24. Projeto Minha Lavra (Luany Guilherme Ferreira) | Brasil/Pará/Belém | região impactada: Pará

O projeto consiste na gravação do CD do instrumentista e compositor paraense – nascido em Anajás, na Ilha de Marajó (PA) – Adamor do Bandolim (73 anos). Participa do projeto o conjunto Engole o Choro.

25. Raphael Rabello: uma Biografia (Lucas Nobile Costa Cardoso) | Brasil/São Paulo/São Paulo | regiões impactadas: Distrito Federal/Rio de Janeiro/São Paulo

Primeira biografia em livro do violonista, compositor, arranjador e produtor Raphael Rabello (1962-1995). Visto pela crítica como um fenômeno, colecionou elogios de Tom Jobim, o maior violonista brasileiro, e do espanhol Paco de Lucia, o maior do mundo. Aos 13 anos montou o primeiro conjunto, Os Carioquinhas, despertando atenção do meio musical. Gravou 21 discos. Apesar de curta trajetória em vida, participou de mais de 700 gravações, em álbuns de artistas renomados, de Ney Matogrosso a Paul Simon.

26. Rapman, o Hip Hop Relevante (Leonardo Luiz da Silva) | Brasil/Espírito Santo/Serra | região impactada: Espírito Santo

Este projeto tem o objetivo de produzir uma história em quadrinhos que mostre a cultura hip-hop em todos os seus elementos, nos movimentos da dança, na arte, nos benefícios de movimentar o corpo, no falar da desigualdade racial, nos direitos iguais para todos –independentemente de cor, credo e etnia.

27. Saravá, Jongueiro Velho! (Tais Ribeiro Lobo) | Brasil/Rio de Janeiro/Niterói | regiões impactadas: Minas Gerais/Rio de Janeiro/São Paulo

Série de webdocumentário voltada para o relato audiovisual de mestres e lideranças jongueiras do Sudeste. Será realizado pela Rede de Jovens Lideranças Jongueiras em parceria com o Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu por meio de sucessivas oficinas e laboratórios de edição audiovisual, design e webdesign ao longo de um ano.

28. Terra Batida (Mangaba) | Brasil/Bahia/Salvador | região impactada: Bahia

Projeto cultural para a realização de um documentário seguido de exibição em festivas. É composto de três etapas: pesquisa, produção e exibição. Terra Batida pretende explorar a relação entre o samba, o candomblé e a capoeira com base no ponto de vista de uma sambista profissional, de um pai de santo e de um mestre de capoeira. A fase apoiada pelo Rumo é a da pesquisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.
Enviar comentário
  1. Programa Rumos Itaú Cultural tem novo formato

    Completando 16 anos, programa se torna mais abrangente. Inscrições até 14 de novembro

  2. Brasil e Argentina no mesmo palco

    Carlos Villalba e Ensamble Chancho a Cuerda falam sobre o projeto Músicas del Sur

  3. Nascimento parcelado

    Mês a mês, o violeiro Hugo Linns apresenta duas músicas de seu terceiro álbum