//seções//notas

Programa Rumos Itaú Cultural tem novo formato

Completando 16 anos, programa se torna mais abrangente. Inscrições até 14 de novembro

texto Redação

Programa Rumos Itaú Cultural 2013 traz mudanças estruturais e amplia escopo de atuação. Foto: divulgação

O Rumos Itaú Cultural completa 16 anos em 2013 e abre novo edital com mudanças estruturais. Em atuação desde 1997, o programa tinha como base a divisão por áreas de expressão: música, teatro, cinema, artes visuais e literatura. Desta vez, o programa apresenta uma proposta de multidisciplinaridade, em que as várias áreas de conhecimento podem se misturar, dando maior liberdade aos proponentes.

O candidato é quem define como o instituto o ajudará a concretizar sua atividade artística ou de pesquisa. Segundo Edson Natale, gerente de música do Itaú Cultural, a ideia é garantir condições propostas pelo artista, que não mais tem de se adequar às regras. “Não é um projeto no qual você tem uma caixinha e deve se encaixar. É preciso  parar, pensar em si próprio, no que dizer, no que a sua arte quer dizer para o mundo, e a partir disso tomar sua decisão.”

Os projetos deverão ser inscritos em uma ou mais destas modalidades: Circulação de Repertório; Criação e/ou Produção de Obra; Desenvolvimento de Plataformas e Softwares; Documentação; Finalização de Projetos; Formação; Pesquisa; Publicação; Crítica; Residência; Oficina, Seminário, Encontro e Similares. No caso de nenhuma das categorias se adequar à ideia, o proponente deve se inscrever em “Outras Possibilidades”.

Reinaldo Pamponet, empreendedor criativo participante da comissão julgadora, comenta o que é esperado da abertura promovida pelo novo modelo: “A arte em si e a linguagem podem nos ajudar a descobrir como nós estamos nos transformando também, quais são as crianças que estão surgindo? Quais são os jovens que estão surgindo? Que tipo de imagem a gente tem deste mundo novo?”, questiona.

No canal do Itaú Cultural no YouTube há vídeos dos membros da comissão julgadora comentando aspectos da seleção de propostas.

Cada trabalho pode ser contemplado com o financiamento de até R$ 400 mil. Não há número definido de projetos a ser aprovados, ficando a cargo da comissão julgadora e do valor máximo disponível para o Rumos 2013. A comissão de seleção é formada por Juarez Fonseca, Marcelo Evelin, Marcelo Gomes, Nélio Bizzo, Reinaldo Pamponet, Regina Silveira, Valmir Santos e pelos gestores do Itaú Cultural Claudiney Ferreira, Edson Natale, Marcos Cuzziol, Sofia Fan, Sonia Sobral e Valéria Toloi.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até as 23h59 do dia 14 de novembro de 2013 pelo site www.itaucultural.org.br/rumos. Cada proponente pode realizar apenas a inscrição de um trabalho, mas pode participar de mais de uma empreitada.

Rumos Legado

Em paralelo ao Rumos, o Itaú Cultural realizará o Rumos Legado, cujo objetivo é revisitar alguns dos artistas, pesquisadores e outros premiados entre os 1.130 trabalhos já desenvolvidos nos 16 anos de programa. Em 2014, o Rumos Legado irá desenvolver palestras, encontros artísticos, mostras, roteiros, performances e produtos que traduzam esses caminhos percorridos.

Para a seleção desse programa, o Itaú Cultural criará uma comissão especial formada por pessoas que têm afinidade com os 16 anos de história do Rumos.

Para acessar o edital e obter mais informações: http://rumositaucultural.org.br/home.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.
Enviar comentário
  1. Brasil e Argentina no mesmo palco

    Carlos Villalba e Ensamble Chancho a Cuerda falam sobre o projeto Músicas del Sur

  2. Nascimento parcelado

    Mês a mês, o violeiro Hugo Linns apresenta duas músicas de seu terceiro álbum

  3. Selecionados da área musical Rumos 2015-2016

    28 dos 117 projetos contemplados são da área musical