//seções//notas

Mergulho no Escuro, o novo programa de Zuza Homem de Mello

Ao vivo, o jornalista toca e comenta discos levados ao estúdio pelo público

texto Redação

Zuza Homem de Mello será desafiado a comentar as obras levadas pelo público, sem saber o que será apresentado. Foto: divulgação

Estreia nesta terça-feira, 5 de março, às 20h, o programa de rádio Mergulho no Escuro, comandado pelo jornalista e escritor Zuza Homem de Mello. Gravado ao vivo em um estúdio montado no Itaú Cultural, Mergulho no Escuro é baseado nos antigos programas de auditório que fizeram sucesso tanto no rádio como na TV.

A dinâmica é simples: Zuza pega aleatoriamente discos que são deixados em uma caixa, tocando as músicas sugeridas pelo público. Em seguida, ele tece seus comentários relacionando cada música escolhida a histórias da MPB. O áudio do programa será exibido ao vivo site do Instituto e, depois, ficará disponível para audição no Álbum Itaú Cultural. O público deve comparecer ao Itaú Cultural com seu LP ou CD antes das 20h para que sua sugestão seja incluída entre as opções de escolha do produtor.

Depois de estudar música nos Estados Unidos nos anos 1950, o baixista e jornalista paulistano Zuza Homem de Mello (1933) exerce papel importante na história da música popular brasileira. Começa sua trajetória como caboman na TV Record, onde trabalha de 1959 a 1969; rapidamente ascende para o cargo de chefe de som e, nesse papel, presencia boa parte dos festivais que marcaram aquela década. Entre 1977 e 1988 produz e apresenta o Programa do Zuza, na Rádio Jovem Pan AM (SP), e a partir de 1985 é curador do Free Jazz Festival e depois do Tim Festival. Entre seus livros, destacam-se A Canção no Tempo (com Jairo Severiano, Editora 34, 1997 e 1998), João Gilberto (Publifolha, 2001), A Era dos Festivais (Editora 34, 2003) e Música nas Veias – Memórias e Ensaios (Editora 34, 2007).

SERVIÇO

Mergulho no Escuro, com Zuza Homem de Mello

Onde: Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149 – São Paulo/SP)
Data: 5 de março de 2013
Horário: 20h
Duração: 60 minutos (aproximadamente)
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Entrada franca

//tags:
  1. http://youtu.be/zLzDSceWZnw

    | jose

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.
Enviar comentário
  1. Caymmi nas ondas do rádio

    Livro baseado em memórias do compositor refaz o percurso da música nos anos 1930, 1940 e 1950

  2. Dia Mundial do Rádio

    Comemore ouvindo programas produzidos pelo Itaú Cultural

      1. Ouça o Mergulho no Escuro

        Programa de Zuza Homem de Mello vai de João Gilberto a Rubinho do Vale

      2. O som que fez o som da Héloa

        A artista indica músicas que foram importantes na criação de seu disco Eu