//seções//notas

Na pele do Rei

Protagonista do filme "Gonzaga – De Pai para Filho" se apresenta na Sala Itaú Cultural

texto Itamar Dantas

O músico e também ator Chambinho do Acordeon. Foto: divulgação

Nos dias 24 e 25 de novembro, Chambinho do Acordeon sobe ao palco da Sala Itaú Cultural, em São Paulo, com o show Revivendo Luiz Gonzaga, no qual apresenta clássicos do Rei do Baião, além de músicas próprias e sucessos de outros nomes do forró.

O músico interpretou Luiz Gonzaga no filme Gonzaga – De Pai para Filho, dirigido por Breno Silveira. O longa-metragem retrata a difícil relação de Gonzaga com seu filho, o também cantor e compositor Gonzaguinha (1945-1991), e a trajetória de sucesso do músico que difundiu o forró pelo Brasil. “Luiz Gonzaga entra na minha lista dos cinco brasileiros mais importantes da história. Ele teve papel fundamental na denúncia dos problemas do Nordeste e na divulgação da cultura nordestina”, avalia Chambinho.

No ano do centenário de nascimento de Luiz Gonzaga e com o sucesso do filme que protagoniza, Chambinho faz shows pelo país e garante que sua vida mudou desde a sua estreia nos cinemas. “Eu estava acostumado a levar uma vida normal, agora as pessoas me reconhecem na rua e vêm conversar comigo. Nesse aspecto, tem sido bem diferente.”

Antes de alcançar a visibilidade proporcionada pelo filme, o sanfoneiro já vinha construindo sua história no mercado musical. Nascido Nivaldo Expedito de Carvalho, em São Paulo em 7 de julho de 1980, aos oito anos de idade se mudou para o Piauí, onde aprendeu com o avô os primeiros acordes do acordeom. Em 1991, voltou para São Paulo e continuou sua jornada musical. De lá para cá, integrou grupos como a Banda de Pífanos de Caruaru, com a qual gravou o álbum No Século XXI, no Pátio do Forró (Trama, 2002), que ganhou o Prêmio Tim e também o Grammy Latino na categoria Música Regional.

Atualmente, o músico trabalha em seu projeto solo, trazendo no repertório o baião, o xaxado, o coco e o arrasta-pé. As apresentações na Sala Itaú Cultural serão realizadas nos próximos dias 24 e 25, a partir das 20h, gratuitamente. Os ingressos deverão ser retirados com meia hora de antecedência na bilheteria do instituto.

SERVIÇO
Show Revivendo Luiz Gonzaga, com Chambinho do Acordeon
Datas: sábado 24 e domingo 25 de novembro de 2012
Horário: 20h
Endereço: Avenida Paulista 149 – São Paulo SP [estação Brigadeiro do metrô]

 

  1. Parabéns Pelo excelente trabalho.

    | Jordan Mendes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.
Enviar comentário
  1. Discos celebram Luiz Gonzaga

    Falamansa e o duo Guilherme Ribeiro e Mateus Sartori divulgam CDs com músicas do Rei do Baião

  2. Stereotipado

    Apropriação e subversão do estereótipo pela vítima: de Gonzagão a Chico Science

      1. Dominguinhos, sanfona e forrós

        Playlist assinada por Itamar Dantas e Marcel Fracassi reúne 12 músicas criadas ou intepretadas pelo sanfoneiro pernambucano

      2. Gil, o herege (versões originais)

        As inspirações do tropicalista Gilberto Gil: Dorival Caymmi, Jimi Hendrix, Luiz Gonzaga e Steve Winwood

      3. Playlist apressada

        Uma seleção de músicas brasileiras de curta duração. Com Walter Franco, Grupo Rumo, Edith do Prato e Gonzaguinha