//seções//notas

Garotas Suecas lança segundo álbum

"Feras Míticas" traz banda em tom mais introspectivo e inclui música dos Titãs inédita em disco

texto Itamar Dantas

Banda Garotas Suecas e a capa de seu segundo álbum (dir.), Feras Míticas. Foto: Marcelo Fontana

Criada em 2005, a banda paulista Garotas Suecas vem despertando a atenção no novo cenário da música brasileira com referências à tropicália e à black music. O primeiro disco veio em 2010, Escaldante Banda, com o qual o grupo conseguiu projeção nacional e internacional. Em 2013, eles apresentam seu segundo álbum, Feras Míticas, trabalho que vem sendo gestado desde 2011.

O álbum conta com a produção de Nick Graham-Smith e foi gravado no estúdio Pendulum, em São Paulo. As referências à tropicália e ao funk e soul continuam lá, mas, em comparação ao álbum anterior, as letras estão mais introspectivas e as músicas são mais lentas, distanciando-se um pouco do tom festivo do debute. Tomaz Paoliello, um dos compositores da banda, afirma que as novas características têm relação com a forma como o álbum foi criado. “O outro disco foi muito inventado em cima do palco. Já no segundo as músicas foram pensadas para o próprio disco. São os ouvintes que têm de dizer se a gente amadureceu ou não. O disco é mais introspectivo porque eu e o [Guilherme] Sal fizemos as letras sozinhos. As outras composições eram muito coletivas. Daí essa diferença”, contextualiza Tomaz.

Tomaz destaca a música “New Country”, tema que inspirou a criação da capa e trata da chegada a outro país e da construção particular de um novo universo em relação ao que se está conhecendo. “A letra do Guilherme Sal é genial e os arranjos ficaram lindos. O disco ia se chamar New Country mas depois a gente acabou desistindo para que as pessoas não confundissem com a música ‘Country’ ”. Como parte da estratégia de lançamento do disco, “New Country” e “Eu Vou Sorrir pra Quem É Gente Boa” foram disponibilizadas na internet antes do lançamento oficial, que aconteceu na segunda-feira, 12 de agosto.

Em meio às músicas autorais, o grupo traz uma música dos Titãs, “Charles Chacal”. O tema entraria no álbum de estreia do grupo paulistano, mas foi censurada pelo governo militar por tratar dos pensamentos de um assassino cruel. Nesta canção de Sérgio Britto, é outro titã que participa da nova versão: Paulo Miklos. A música nunca havia sido registrada em um disco. “Foi uma coincidência feliz. Vários de nós assistimos ao mesmo programa, que reprisava programas clássicos da TV. Mostraram o Fábrica do Som (TV Cultura) e os Titãs tocavam essa música. Nós fizemos um arranjo e começamos a tocá-la. Fazia parte daquilo. Ao mesmo tempo que se relacionava com vários outros temas que a gente tava tratando: vida na cidade grande, o legal e o ilegal, o forma e o informal. Ela compôs super bem com as outras músicas. Conversamos com o Sérgio Britto, que gostou do nosso arranjo. E aí o Paulo Miklos topou fazer uma participação no álbum”, conta Tomaz.

A banda Garotas Suecas é formada por Fernando Freire (baixo), Guilherme Sal (voz), Irina Bertolucci (teclas), Nico Paoliello (bateria) e Tomaz Paoliello (guitarra). O show de lançamento do álbum será realizado no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, no dia 15 de setembro e contará com as participações especiais de Paulo Miklos, Lurdez da Luz [que canta na música “Nuvem”] e de Nick Graham-Smith.

SERVIÇO
Show de lançamento do discos Feras Míticas
Participações especiais: Paulo Miklos, Lurdez da Luz e Nick Graham-Smith
Domingo, 15 de setembro de 2013, 19h
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Classificação etária: livre
(11) 3629-1075 | www.auditorioibirapuera.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.
Enviar comentário
  1. Garotas Suecas regrava clássico da tropicália

    Banda indie liberou na internet sua versão para “Bat Macumba”; single será lançado em vinil

  2. Garotas Suecas divulga vídeo de “Não se Perca por Aí”

    Clipe com fantoches mostra término do relacionamento de um casal

  3. Na íntegra, on-line (2013)

    Lista traz 27 discos nacionais disponibilizados para download ou audição on-line

  4. Arnaldo Antunes lançará Acústico MTV em maio

    Em comemoração dos 30 anos de carreira, CD trará canções que marcaram a trajetória do músico

  5. Sem rótulos e direções

    Em novo álbum, Arnaldo Antunes reflete sobre o papel do disco na vida do artista