//seções//notas

Fióti lança primeiro EP

"Gente Bonita” marca estreia de Evandro Fióti como músico

texto Itamar Dantas

Evandro Fióti em clipe da música “Gente Bonita”, que dá título a seu EP de estreia. Foto: divulgação

Figura conhecida no meio musical, Evandro Fióti é um dos fundadores da Laboratório Fantasma, empresa na qual gere as carreiras de Emicida e Rael e vende produtos de vestuário e da música que afirmam a identidade negra e da periferia.

Desde criança, o músico e empresário estuda violão. Focou a carreira na Laboratório Fantasma, mas os amigos, fãs e músicos, cientes de suas habilidades artísticas, sempre o convidaram para fazer participações por aí. Assim cantou, por exemplo, “Só Mais Uma Noite” no DVD Criolo & Emicida Ao Vivo (2013). “Muita gente me cobrava: ‘quando vai soltar alguma coisa? Sua voz é legal, seu trabalho é legal’. Então, no ano passado, resolvi gravar alguma coisa”, conta Fióti.

O trabalho percorre diversos ritmos, indo do samba de “Vacilão” ao ijexá de “Gente Bonita”, do samba rock de “Pitada de Amor” e “Só Uma Mulher” ao reggae de “Leve Flores”. Em “Obrigado, Darcy!”, o músico apresenta uma versão mais intimista do tema já registrado por Emicida e Rael em 2014 — gravado agora com voz de Fióti e violão de Cabé. “Eu achava que tinha muitos elementos, gravei só no violão no celular, mostrei pro Emicida e ele gostou. Essa música, de certa forma, representa um pouco do que trago no disco. Essa coisa de apresentar ritmos de várias partes do país; assim como Darcy Ribeiro mostrou as nossas origens, eu tento apresentar também com as músicas.”

A produção musical é dividida entre o próprio Fióti, Maurício Fleury, Rodrigo Campos e o grupo The Aipins, formado por Curumin, Zé Nigro e Lucas Martins. Além deles, têm participação especial no disco as cantoras Anelis Assumpção e Juçara Marçal. Segundo Fióti, shows de lançamento estão programados para o segundo semestre e o álbum completo deve vir apenas em 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.
Enviar comentário
  1. Na íntegra, on-line (2013)

    Lista traz 27 discos nacionais disponibilizados para download ou audição on-line

  2. Educação pelo hip-hop

    No Brasil, o ativista e educador Moises Lopez fala da importância do gênero para a educação

  3. Emicida inspira-se em Jean-Claude van Damme em novo clipe

    Vídeo de “Zica, Vai Lá" traz o rapper como lutador de artes marciais e conta com Neymar

  4. De Emicida a Femi Kuti

    Dicas do rapper Rael vão do novo disco do parceiro Emicida ao afrobeat de Femi Kuti

      1. Especial Sabotage

        Treze faixas fotografam o rap autobiográfico do músico e ator paulistano morto violentamente em 2003

      2. Rashid no Auditório Ibirapuera

        Rapper apresentou o álbum "A Coragem da Luz"