//seções//notas

Como a canção acontece

Vocalista da Trupe Chá de Boldo, Gustavo Galo lança primeiro álbum individual cercado de amigos

texto Itamar Dantas

Gustavo Galo e a capa do seu primeiro álbum, ASA. Foto: Peu Robles

A nomeação “álbum solo” incomoda Gustavo Galo. Afinal, um álbum é um trabalho de muitas pessoas e chamá-lo de “solo” não seria justo com todos os que contribuíram para a sua realização. “Ninguém faz um disco solo”, defende.

ASA é o primeiro disco que estampa seu nome. Vocalista da Trupe Chá de Boldo, Galo trouxe para ASA experiências pessoais, com foco nas canções e nos arranjos minimalistas. “Tudo estava a serviço da letra e da melodia, a canção está em primeiro plano”, conta o músico.

Entre letras e melodias de sua autoria, o cantor apresenta uma versão para uma composição de Walter Franco, “Eu te Amei como Pude (Feito Gente)”, de seu álbum Revolver (1975). A pegada rock and roll da canção original foi revestida de uma visão mais suingada e funk. “A versão do Walter é supercrua e super-rock and roll. Eu não consigo fazer isso que o Walter faz. A gente resolveu colocar um balançado que pudesse servir para a pista”, explica.

Outra versão que integra o álbum é “Cama”, de Tatá Aeroplano, registrada no disco Deus e o Diabo no Liquidificador (2010), de sua banda Cérebro Eletrônico. Agora quase não há instrumentação; a música é levada apenas ao violão e pela voz de Galo. “O desejo foi o de preservar o modo como a canção acontece.”

Lira (ex-Cordel do Fogo Encantado) divide com Galo “Nosso Amor É uma Droga”, canção em que se inverte o tom negativo atribuído à palavra “droga” nos versos: “Nosso amor é uma droga, menina/Basta um beijo que a gente alucina…”.

Com produção de Tatá Aeroplano e Gustavo Ruiz, ASA conta ainda com a participação de Alzira E, Lucinha Turnbull, Ava Rocha e Juliana Perdigão. A banda que acompanha Galo é formada por Zé Pi (guitarras), Meno Del Picchia (baixo), Pedro Gongon (bateria), Peri Pane (cello) e Tomás Oliveira (piano e rhodes).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.
Enviar comentário
  1. “Eu sempre fui um buscador”

    Em entrevista à Série +70, Walter Franco fala da vida e de sua criação artística

  2. “Deixamos a música nos levar”

    Composição coletiva marca quarto álbum da banda Cérebro Eletrônico

  3. Tatá Aeroplano lança segundo álbum

    Músico explora o amor entre a loucura e a lucidez

  4. “Arco” e “Flecha”, faixa a faixa

    Iara Rennó comenta cada canção de seus dois discos recém-lançados

  5. 33 discos do segundo semestre de 2016

    Lista apresenta obras de canções e instrumentais do segundo semestre do ano

      1. Os malditos também sambam

        Abre-alas que Macalé, Itamar, Walter Franco, Mautner, Sérgio Sampaio e Tom Zé querem passar

      2. Playlist apressada

        Uma seleção de músicas brasileiras de curta duração. Com Walter Franco, Grupo Rumo, Edith do Prato e Gonzaguinha