//seções//notas

Banda Mantiqueira comemora 25 anos com novo disco

Com Alma conta com a participação especial de Romero Lubambo e Wynton Marsalis

texto Itamar Dantas    |   fotos Thiago Cadenas

A Banda Mantiqueira completa 25 anos de trajetória e comemora a data com o lançamento do álbum Com Alma. No disco, o grupo apresenta uma pequena retrospectiva de sua carreira, incluindo temas com os quais vem trabalhando nessas duas décadas e meia de atividades.

Criada em 1991, a banda tornou-se referência entre as big bands brasileiras. Segundo Nailor Proveta, saxofonista, arranjador e um dos criadores do grupo, com o disco a Banda Mantiqueira celebra sua trajetória a partir de algumas das principais influências que percorreu no decorrer dos anos. “A gente podia fazer um disco com o repertório de coisas do nosso baú que a gente ainda não gravou. Por que colocar o nome Com Alma? É um lugar nosso que tem som, que tem música, que tem muitos valores de respeito, e no qual a gente com isso constrói a música, as ligações com os outros músicos”, explica. “E aí a gente podia convidar alguém pra mostrar que a história da Banda Mantiqueira é bem maior do que o que a gente chama de Brasil.”

Para celebrar essa história, foram convidados o violonista Romero Lubambo e o trompetista norte-americano Wynton Marsalis. “Eu achei demais essa forma de trazer um músico brasileiro e um músico nova-iorquino em uma banda brasileira. É um jeito de você consolidar a música como um encontro, a qualidade do encontro. Não é o que se toca, mas como a gente está fazendo isso que é o mais importante. E a gente continua colocando ingredientes dentro da nossa panela”, conta Proveta.

Romero Lubambo faz participação nos temas “De Frente pro Crime” – de João Bosco e Aldir Blanc e arranjado por Proveta –, “Desafinado” (Tom Jobim/Newton Mendonça) e “Con Alma”, de Dizzy Gillespie (1917-1993), ambos arranjados por Edson Alves. Nessa última obra, Wynton Marsalis é o solista convidado, e ele participa também na gravação do tema “Segura Ele”, de Pixinguinha, arranjado por Proveta. Entre os temas há ainda a composição “Stanats”, do maestro Moacir Santos (1926-2006) em homenagem a Stan Getz (1927-1991), arranjada por Proveta em 1994.

A Banda Mantiqueira é formada pelos músicos Nailor Proveta (sax alto, soprano, clarinete, arranjos e composições), Vinicius Dorin (1962-2016) (sax tenor, soprano e flauta), Cássio Ferreira (saxofone tenor, soprano e flauta), Josué dos Santos (sax tenor e flauta), Ubaldo Versolato (sax barítono, flauta e piccolo), François de Lima (trombone de válvulas), Valdir Ferreira (trombone de vara), Walmir Gil (trompete e flugelhorn), Nahor Gomes (trompete e flugelhorn), Odésio Jericó (trompete e flugelhorn), Edson Alves (baixo elétrico, violão, arranjos e composições), Jarbas Barbosa (guitarra elétrica), Celso de Almeida (bateria), Fred Prince (percussão) e Cleber Almeida (percussão).

Ouça o disco nesse link e confira aqui o press kit eletrônico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.
Enviar comentário