//seções//notas

25 anos, 25 vozes

Livro "Cantadas", de Mauro Ferreira, analisa a obra cantoras entre os anos de 1987 e 2012

texto Itamar Dantas

Maria Rita, Marisa Monte e Maria Bethânia estão entre as cantoras com álbuns analisados por Mauro Ferreira. Fotos: divulgação

Em 1987, Mauro Ferreira estreava como jornalista no mercado musical. Em 2012, deu início ao projeto em que comemora suas bodas de prata na profissão. Em seu primeiro livro, Cantadas, o jornalista e crítico musical analisa a obra de 25 cantoras brasileiras com as quais teve contato profissional.

Admirador das intérpretes desde muito novo, Mauro fez uma lista que contempla desde veteranas como Maria Bethânia e Elza Soares a cantoras mais jovens, como Roberta Sá e Tulipa Ruiz. Em Cantadas, o crítico esmiuça todos os discos das cantoras compreendidos entre os anos de 1987 e 2012. Em entrevista ao Álbum, Mauro comenta três títulos.

Olho d’Água  Maria Bethânia (1992)

“É talvez o disco menos ouvido da discografia da cantora. Mas é um álbum lindo, denso, interiorizado. Um disco no qual Bethânia reafirma sua fé num Brasil religioso, sertanejo, profundo.”  >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Mais  Marisa Monte (1991)

“Num primeiro momento, deixou a impressão de ser um disco menos impactante do que o álbum de estreia de Marisa, lançado em 1989. No entanto, Mais é o disco em que Marisa se revela compositora e no qual começa a procurar sua turma. Em Mais, a cantora começa a construir seu autoral universal particular.”

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Maria Rita  Maria Rita (2003)

“Este primeiro disco da filha de Elis Regina é relevante porque revela que Maria Rita já nasceu pronta. É impressionante a segurança com que ela encara um repertório denso, por vezes até dramático. É um álbum que carrega todo o peso de ter sido gravado pela filha da maior cantora do Brasil.”

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Além delas, o livro contempla Adriana Calcanhotto, Alcione, Ana Carolina, Ângela Ro Ro, Beth Carvalho, Cida Moreira, Cássia Eller (1962–2001),  Daniela Mercury, Elba Ramalho, Elza Soares, Gal Costa, Maria Gadú, Marina Lima, Mart’nália, Nana Caymmi, Roberta Sá, Sandra de Sá, Teresa Cristina, Tulipa Ruiz, Vanessa da Mata, Zélia Duncan e Zizi Possi.

Entre as cantoras que o jornalista admira, mas que não estão na obra, Mauro destaca Simone. “É uma cantora importante na minha formação. Considero sua discografia na Odeon, registrada entre 1973 e 1980, uma das mais expressivas da MPB dos anos 70. Contudo, como o foco do livro reside no período 1987-2012, acabei excluindo Simone porque a discografia da cantora neste período é muito irregular”, garante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.
Enviar comentário
  1. Ecos de Macalé

    A trajetória de Jards Macalé contada pela repercussão de seu trabalho em jornais, revistas e pela internet

  2. E a crítica, jaz?

    Crise do jornalismo dá o tom ao seminário sobre os rumos da crítica musical no país realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo em parceria com o Itaú Cultural

  3. Cancelada apresentação de Maria Rita no Auditório do Ibirapuera

    Show gratuito em homenagem a Elis Regina foi transferido para o Parque da Juventude, em SP

  4. Arnaldo Antunes lançará Acústico MTV em maio

    Em comemoração dos 30 anos de carreira, CD trará canções que marcaram a trajetória do músico

    1. “Benditos sejam os malditos! Gravou?”

      Jards Macalé conta sua história para a seção +70

      1. 100 anos de amores e desilusões

        Playlist homenageia Lupicínio Rodrigues em seu centenário de nascimento

      2. Brega? Pop? Cult? Kitsch!

        Seleção musical com Céu, Marisa Monte, Criolo, Filipe Catto, Peri Pane, Karina Buhr, Lucas Santanna e outros

      3. Mutantes, Adoniran, Djavan e Rosa Passos

        Quarto Mergulho no Escuro tem samba, soul, balanço e bossa nova