//seções//notas

100 anos de Tico Tico no Fubá

Conheça algumas das muitas versões da música que é sucesso internacional

texto Jullyanna Salles    |   fotos divulgação

 

Em 2017, uma das mais famosas músicas brasileiras completa cem anos. “Tico Tico no Fubá”, imortalizada na voz de Carmen Miranda, é obra do músico José Gomes de Abreu, mais conhecido como Zequinha de Abreu.

A primeira apresentação da canção ocorreu em um baile na cidade Santa Rita do Passa Quatro, no interior de São Paulo. Até esse momento, chamava-se “Tico Tico no Farelo”, a última palavra foi alterada por existir outra música de mesmo nome, composta por Américo Jacomino. Apenas em 1931 foi gravada, interpretada então pela Orquestra Colbaz, criada e dirigida pelo Maestro Gaó.

Ao longo de seus cem anos, a composição ganhou inúmeras versões. Uma das mais famosas foi a de Ethel Smith, em 1941, que virou trilha sonora dos filmes americanos Escola de Sereias, Alô Amigos, A Filha do Comandante, Kansas City Kity e Copacabana.

A história do compositor foi contada no longa Tico Tico no Fubá, de 1954. Na trama, Anselmo Duarte interpreta Zequinha num roteiro romantizado que contém trechos fictícios. O repertório do músico também engloba outras canções famosas como o choro “Sururu na Cidade” e valsa “Branca”.

O Álbum separou algumas das muitas versões de “Tico Tico no Fubá” na playlist abaixo. Diferentes gerações de músicos e cantores brasileiros estão na lista, que possui Ney Matogrosso, Dominguinhos, Daniela Mercury, Ná Ozzetti, Toquinho, Roberta Sá e Pepeu Gomes. Além da interpretação da Orquestra Colbaz, outros grupos gravaram a composição, como a Orquestra de Câmara de São Paulo, a Orquestra Tabajara e a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.
Enviar comentário
  1. Caymmi nas ondas do rádio

    Livro baseado em memórias do compositor refaz o percurso da música nos anos 1930, 1940 e 1950

      1. Carmen Miranda

        Três episódios refazem o percurso da cantora brasileira de maior renome internacional. Por Arícia Mess

      2. É Natal!

        Com Carmen Miranda, João Gilberto, Celly Campello, Chico Buarque, Cassiano e Raimundos

      3. Trava-línguas e algumas emboladas

        Com Carmen Miranda, Jararaca e Ratinho, Alceu Valença e outros velocistas vocais