//agenda

@Auditório Ibirapuera

André Mehmari e Mário Laginha

Os pianistas André Mehmari (e.) e Mário Laginha durante ensaio no Estúdio Monteverdi, em São Paulo. Foto: Acervo André Mehmari

Casa de Bamba, projeto concebido pelo Itaú Cultural no Auditório Ibirapuera para destacar o trabalho de um músico brasileiro com apresentações especiais ao longo do ano, apresenta o segundo espetáculo de 2012: André Mehmari & Mário Laginha.

O músico André Mehmari, o bamba homenageado, recebe o pianista português Mário Laginha para um duo de piano, que terá o improviso como referência principal.

Pianistas reconhecidos pelo público e crítica como dois dos artistas mais completos e inventivos da atualidade, eles se equilibrarão, entre improvisos livres e sobre estruturas pré-definidas, em um espetáculo de lirismo, ritmo, inspiração e técnica.

Muitos dos temas foram escritos por Mehmari especialmente para esse encontro e servem como material unificador de um discurso essencialmente improvisado, que valoriza a ação do diálogo entre os artistas.

Mehmari conheceu a música de Laginha há muitos anos, antes ainda da internet se tornar um meio de difusão de música, e ficou fascinado pelo estilo marcante do pianista português. Desde então, desejava realizar um trabalho que os juntasse no palco. Com o projeto Casa de Bamba, o encontro se tornou realidade.

O primeiro espetáculo da Casa de Bamba ocorreu em maio, quando Mehmari recebeu a Orquestra à Base de Sopro de Curitiba (OBSC). Em novembro, será o último dessa edição, unindo Mehmari e os músicos Sergio Santos e Chico Pinheiro.

André Mehmari – Pianista, arranjador, compositor e multi-instrumentista, é autor de composições e arranjos para algumas das formações de música erudita mais expressivas do país. Como instrumentista, atuou em importantes festivais brasileiros e internacionais. A discografia reúne CDs solo, além de participações em numerosos projetos. André Mehmari nasceu em Niterói, em 1977. Acumula significativos prêmios e distinções ao longo da carreira e parcerias artísticas importantes. Em 2010 assinou contrato com o principal selo italiano EGEA para o qual irá gravar cinco discos, nos próximos anos.

Mário Laginha - Pianista e compositor, nasceu em Lisboa, em 1960. Foi distinguido com importantes prêmios e se apresentou ao lado de grandes artistas, ao longo da carreira. Sua “casa” é o jazz, mas recusa encerrar-se nela, mantendo as portas abertas para outros estilos e influências. O primeiro disco solo é de 2006. Com a cantora portuguesa Maria João, gravou uma dezena de discos e participou em alguns dos mais importantes festivais de Jazz do mundo. Outras parcerias, como com o músico Bernardo Sassetti, também renderam elogiados discos e apresentações. Em 2010, gravou um disco em homenagem a Chopin, premiado e aclamado pelo público e pela crítica especializada.


SERVIÇO
Onde: Auditório Ibirapuera (Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n)
Datas: 20 e 21 de julho de 2012
Horário: Sexta e sábado, 21h
Duração: 90 minutos (aproximadamente)
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada)
Informações: www.auditorioibirapuera.com.br / 11 3629-1075 ou info@auditorioibirapuera.com.br

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.
Enviar comentário