//agenda

@Itaú Cultural

Renata Rosa

A cantora apresenta música inspirada em manifestações culturais nordestinas

(Foto: Michele Souza)

No dia 23 de fevereiro, o palco do Itaú Cultural é da cantora, compositora, rabequeira e atriz Renata Rosa. A artista apresenta seu trabalho mais recente, o álbum Encantações, lançado em 2016.

O disco é o terceiro de sua carreira. Antes de Encantações, a cantora lançou Zunido da Mata (2003) e Manto dos Sonhos (2009). Vivendo há anos em Pernambuco, imersa no contexto poético musical da região, Renata coloca muito de sua vivência em sua obra. Encantações tem influência de diversos ritmos populares brasileiros característicos do Nordeste, como o coco, a ciranda e o cavalo-marinho, além de cantos indígenas e referências ibéricas e árabes.

Suas composições traduzem a relação pessoal e orgânica que Renata possui com as manifestações regionais do interior de Pernambuco e reverenciam a tradição presente nesses ritos e sua força criativa, que continua a inspirar o contemporâneo.

O repertório conta com canções como “Jurema”, “Saudades do Futuro” e “Cantar Ciranda”, de Encantações, e com composições de seus trabalhos anteriores, como “Me Leva”, de Zunido da Mata, que compôs a trilha sonora da novela Velho Chico (Rede Globo, 2016), e “Janela do Dia”, de Manto dos Sonhos. No show, Renata se apresenta com Hugo Lins (baixo, violão, viola e vocais), Pepe (violão de sete cordas, viola, bandola e vocais) e Amendoim (percussões e vocais). A apresentação será acessível em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Rabequeira desde 1998, a musicista já recebeu diversos prêmios por sua música. Um dos mais importantes foi o Choc de l’Année, em 2004, do Le Monde – de La Musique, por Zunido da Mata, seu disco de estreia. Foi selecionada pelo programa Rumos Itaú Cultural 2004-2005 e participou de uma série de projetos, sempre ligados à música popular brasileira. Fez parte da equipe de criação da trilha de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Como atriz, realizou trabalhos com o diretor iraniano Massoud Saidpour e foi protagonista da minissérie A Pedra do Reino, da Rede Globo em 2007, na qual também participou com a composição das músicas dos coros.

Renata Rosa
quinta 23 de fevereiro de 2017
às 20h
[duração aproximada: 80 minutos]

Entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do espetáculo | com direito a um acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa

[livre para todos os públicos]

Acessível em libras

Itaú Cultural
Endereço: Avenida Paulista 149 São Paulo SP CEP: 01311 000 [Estação Brigadeiro do metrô]
Contatos e Informações Extras: fone 11 2168 1777 fax 11 2168 1775

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.
Enviar comentário